sexta-feira, setembro 10, 2004

Mooçaa!!!

Eu simplesmente detesto quando me chamam de “Senhor”. Como estou no casa dos 30 (há pouco tempo, diga-se de passagem), ser tratado por Sr. é uma ofensa à minha juventude!
**
Para mim, chamar alguém de Sr. nem sempre é sinal de respeito. Às vezes, o interlocutor só está deixando claro que o tempo está sendo inclemente com você, em vez de lhe dar um ar venerável. Ainda mais quando o dito cujo tem quase a mesma idade sua ou até mais!
Assim, eu respondo logo: “ O Senhor está no céu...”
**
E o que dizer da variante “Moço!”? Na minha opinião, atualmente, moço é quase velho. Se na concepção original, moço não é sinônimo de velho, quando te chamam assim, você sabe que não é mais considerado jovem! Você não vê chamarem alguém de 20 anos de “moço”!Ele é chamado de jovem , rapaz e tratado por você, voCÊ, VOCÊ!!!
**
É assim: “-Ei, moço*! O Sr...” (pronto. Me chamou de velho 2 vezes!!!) “...Pode me ajudar com 50 centavos?” “-Não tenho!” Ou então o garotinho que vende bananada: “-Tio, compra aí uma bananada...” “- Put§ q o p%r&u!!!” *Aliás, o título do post é uma referência a esse pessoal que sempre chama no portão pela "mooçaaa!!" mesmo sem saber quem está em casa.
**
Outro dia, fui comprar uns periféricos no Shopping e o vendedor (cheio de barba na cara) toda hora: “-O sr. isso, o sr. aquilo...” Eu disse pra ele: “-Por favor, não me chame de sr.” Ele respondeu: “-Desculpe, é o costume, sr.” e continuou ignorando o meu pedido! Quase que eu larguei tudo e fui comprar no stand ao lado!!! E na hora de ir embora: “-Muito obrigado. Volte sempre...sr.”!!! Grrrrrr!!Eu me senti um "senhor de idade" (seja lá o que for isso, já que todo senhor ou jovem tem uma idade)...
**
Afinal,quando é que a gente deixa de ser jovem e fica velho?Tudo bem, tem a fase adulta, mas você só diz fulano é jovem, sicrano é velho (adulto, paradoxalmente, é coisa pra criança!).
Será que uma noite a gente dorme jovem e, no dia seguinte, acorda velho? Ou há transição? Seria algo assim: novo- não tão novo- quase velho -velho ?
**
Se há, quando deixamos de ser quase velhos para nos tornarmos velhos?
**
Ass: Senhor de idade