quinta-feira, dezembro 09, 2004

Viagem no tempo e na maionese

Vocês já sentiram uma estranha nostalgia por aquilo que não chegaram a vivenciar, mas estava acontecendo em determinado momento da sua vida, enquanto estavam fazendo outra coisa?
A viagem é a seguinte: Eu me lembro de, quando tinha 2 anos, ir com minha mãe tirar fotografia ali perto da Casa Cruz (de Campo Grande). Acontece que me vem à cabeça o fato de que, provavelmente, em algum lugar da Europa, O Genesis estaria fazendo naquela mesma noite de sábado, um de seus últimos shows históricos com o Peter Gabriel (que eu nunca assistiria ao vivo)!O Yes estava em estúdio preparando o Relayer (que seria lançado em dezembro daquele mesmo ano) e o Kansas ainda nem sonhava em lançar o Leftoverture, mas vinham preparando o terreno!
Avançando no tempo, estou voltando de carro com meu pai da Agronomia. Final de tarde, sol se pondo, paisagem ficando para trás lá fora e o rock progressivo dos anos 70 dava sinais de que também estava em seu ocaso, mas os discos de vinil ainda guardavam o registro de na época singular na história da música.
Nessa mesma época, num domingo de sol forte, percorri o corredor da vila onde morava o velho amigo Miltão Metal, observando as mal-cheirosas bexigas de Clóvis (ou bate-bola) que secavam no varal ao longo do caminho. Naquele tempo, o Led Zeppelin colhia os frutos por The Songs Remain the Same e Robert Plant ainda conseguia cantar Stairway to Heaven...
Em 83, o Metallica dava seus primeiros passos rumo a uma nova vertente do heavy: o thrash metal. Eu levaria 7 anos para conhecer o trabalho deles e o de outras bandas antigas. Conforme já mencionei antes, acabei conhecendo milhares de músicas de décadas anteriores em poucos meses. O que me fez sentir como se já as conhecesse desde o princípio!
Eu poderia citar milhares de exemplos, mas prefiro ficar por aqui, pois acredito que já tenha dado pra ter uma idéia do que queria dizer. Talvez esta seja uma experiência muito particular, ou talvez todos já tenham pensado em algo parecido alguma vez na vida. Estejam à vontade para deixar os seus relatos de viagens na maionese desse naipe!