quarta-feira, janeiro 05, 2005

Quanto tempo o tempo tem?

Antigamente (e não faz tanto tempo assim), os homens (não confundir com us hômi) mediam o tempo de acordo com as estações e as colheitas, as fases da lua etc. Apesar de todas as precariedades (falta de um sistema apropriado de encanamento, p. ex., água quente então, nem pensar) existentes, em certos aspectos, havia um modo de vida mais orgânico (e menos mecânico).
Hodiernamente (que é um hoje em dia metido a besta, mas que preferi utilizar justamente para que você não sinta pressa de entender o que eu quero dizer, nem mesmo a necessidade de fazê-lo, afinal, estamos tratando do tempo), desde o advento (que é um surgimento metido a besta mas. que vc já sabe...) desse cruel dragão que se chama sociedade de produção (da qual o sistema capitalista é fiel mantenedor), nos vemos obrigados a olhar o relógio e correr contra os seus ponteiros (inexoráveis, mesmo quando o mecanismo pára de funcionar, já que o relógio do chefe jamais pára)!
Já são dez horas! Hora de ir dormir! 6 horas! Acordar para ir trabalhar! Duas horas de viagem (sendo meia de engarrafamento no trânsito), vou chegar atrasado. Cheguei a tempo (de levar um esporro do chefe)! Nem vai dar tempo de lanchar hoje (é bom que assim eu perco uns quilinhos que ganhei com as rabanadas no Natal). Muito serviço acumulado (leia-se: atrasado) para adiantar. Falta uma hora para ir embora (dá meia-noite , mas não dá 5:30h)! Ainda ficou serviço acumulado. Deixo para amanhã... 6 horas! Acordar para ir trabalhar!
Ufa (que é uma pausa para respirar metida a besta)!!!Notem que eu comecei escrevendo dez horas e depois passei para 6 horas! Típico de quem está tentando ganhar tempo (em algum compêndio deve estar catalogada a Síndrome de Cuco) !
Você já parou pra pensar que, desde cedo, nos educam para que sejamos verdadeiras peças na engrenagem? Máquinas que devem ser preparadas para exercer bem sua função ( e assim , garantir o bom funcionamento dessa imensa fábrica de fazer doidos que é a sociedade atual)?
Sorte de quem consegue ganhar seu suado dinheirinho fazendo somente o que gosta. A maioria da população passa a vida toda executando tarefas (as quais fazem ansiar por aposentadoria urgente) inglórias, sonhando com o dia em que poderão ter uns momentos gostosos e duradouros de lazer (por enquanto ainda não dá, temos que trabalhar mais!)...
Já assistiram ao filme "Nós que Aqui Estamos, Por vós Esperamos"? (onde é mostrado o exemplo do trabalhador que, ao longo de anos, ajudou uma famosa indústria de automóveis a construir seu império e, no final de sua vida , não logrou êxito em conseguir ter um daqueles carros para si)!
Não se iludam. Amanhã provavelmente não terão mais tempo de curtir a vida mais do que hoje. Qualidade de vida (que é um prazer metido a besta) começa agora. E quando digo agora não é para você olhar no relógio!
Obs: Se estiverem com pressa de ler isso tudo, podem pular as frases entre parênteses (que vão ganhar um tempo enorme hehe).
+++++++++++++++++++++++Levi (que é um Paulo metido a besta)