domingo, abril 10, 2005

Alguém por acaso sabe o que é pulsão?

Antes que um(a) engraçadinho (a) responda: Não, não é um pulso grande!
***************************
Esta semana terminou a feirinha de livros que estava instalada aqui no meu bairro. Consegui encontrar muitos títulos interessantes por um preço bem convidativo: 2 por R$1 ! Isso mesmo, UM REAL! Devo ter comprado uns vinte! A maioria de Direito, claro, pois vou precisar bastante nos próximos 5 anos. Porém, um monte de outras coisas:
*****************************
Achei um interessantíssimo chamado "Um Deus Esquecido" que traz uma abordagem psicológico-filosófica de pontos-chave da bíblia. O autor discute o fato de Deus ter proibido Adão de comer do fruto apenas para que este pudesse ficar tentado a fazê-lo (afinal, Deus não faria nada que não fosse intencionalmente) e assim, descobrir a consciência. Porque Caim foi tão preterido em sua oferta e Abel era o queridinho? Porque pegaram Jesus pra Cristo? E por aí vai...
*****************************
Também tinha um muito bom sobre a Teoria da Pulsão de Freud (e que originou o nome deste post). O conceito de pulsão é quase metafísico e se confunde com o de instinto, mas é bem diferente deste, pois lá entra o fator acaso (não tente entender, pois o próprio tio Sig se embaralhou todo pra definir esse raio de pulsão).
******************************
De bomba, só um livro que trata do significado sexual das cartas do tarô. Mas o saldo foi deveras positivo, apesar de ainda não conseguir definir exatamente o que é pulsão! Ma squem se importa?